Obter ou não um amortecedor recondicionado? Veja

É verdade que se deve evitar instalar amortecedores recondicionados em veículos? Realmente, encontrar a peça nova é o adequado e mais recomendado por cientistas. Entretanto, se o amortecedor do seu carro já não existe mais no mercado de peças ou se está difícil de achar, vá atrás de um amortecedor recondicionado em uma loja séria e confiável
Amortecedores são peças primordiais para o funcionamento adequado de qualquer automóvel. Eles proporcionam conforto e proteção para condutores e passageiros, deixando o veículo com boa condutibilidade. Mesmo assim, a fim de que isto ocorra, é fundamental preservar essas peças em bom estado e trocar os amortecedores toda vez que for necessário. Por isso, é necessário tomar cuidado com amortecedores recondicionados. Uma vez que, você é capaz de estar botando a sua segurança e de sua família em perigo.
Um jogo de amortecedores é capaz de durar 80 mil quilômetros ou é capaz de apresentar problemas já com trinta mil quilômetros. Os fabricantes sugerem a substituição entre 40 mil e 50 mil km. Esta é apenas uma referência, visto que o tempo de duração é inteiramente equivalente ao peso do automóvel, tipo de asfaltamento das ruas e o jeito como o motorista conduz o veículo.

Amortecedor recondicionado: sim ou não?

amortecedor-recondicionadoUm bom amortecedor recondicionado é caro e, em algumas ocasiões, pode custar mais caro do que a peça nova. Isto porque o recondicionamento requer competência técnica para ser realizado. Para ser considerado um amortecedor recondicionado, a peça não pode ser apenas pintada e ter o óleo interno trocado. Precisará de ser tratada por pessoas experientes, capazes de garantir a estabilidade do automóvel.
Um amortecedor recondicionado, bem como toda peça que passa pela técnica de recondicionamento, irá trabalhar 1 milhão de vezes em somente 1.000Km. Em função disso, ele jamais deve ser julgado como bom ou ruim abaixando e soltando o automóvel logo após a instalação. Por isso, é necessário ter muita precaução antes de adquirir um amortecedor recondicionado.
Não se deixe levar por experiências isoladas. O fato de você ou um amigo ter se dado bem ou mal com determinado amortecedor recondicionado não o habilita a analisar a qualidade desse tipo de peça. À vista disso, quem manda são as estatísticas, e lamentavelmente, o mercado não observa com bons olhos amortecedores recondicionados, especialmente, porque o tempo de duração costuma ser menor em relação às peças de fábrica.

Amortecedor recondicionado – você sabe o que é?

Amortecedores recondicionados são peças usadas renovadas, que passam por uma manutenção com o objetivo de se tornarem utilizáveis de novo. Em tese, o recondicionamento de um amortecedor pode ser realizado e assegurar que a peça seja usada normalmente. Porém, o que inúmeras oficinas têm efetuado não é o recondicionamento de fato.
Muitos lugares garantem amortecedores recondicionados a preços baixos. É necessário ter precaução nesses casos, dado que realmente, locais como esses fazem simplesmente uma maquiagem nas peças, como uma nova pintura ou lubrificação.
O verdadeiro recondicionamento de amortecedor é um processo complicado, que exige trabalho meticuloso, como produção de itens dos amortecedores, algo habitual para veículos antigos ou diferenciados. Esse processo, além de difícil, não é barato.
Por conseguinte, quando se deparar com amortecedores recondicionados muito baratos, é preferível deixar estas peças à parte, visto que pode ser uma opção insegura e ineficiente para proprietário e automóvel.

Problemas que um amortecedor recondicionado pode provocar

· Vibrações e barulhos na suspensão
· Perda da estabilidade em pistas com buracos e em curvas
· Balanço exagerado, após arrancadas e brecagens
· Deterioração precoce do pneu
· Desgaste de outras peças da suspensão

Quanto tempo aguenta um amortecedor recondicionado?

Todos estes fatores colaboram para a falta de segurança e possibilidade de infortúnios, acima de tudo a promessa de duração de um amortecedor recondicionado não passa dos 6 meses. Obter um amortecedor recondicionado é perder dinheiro e retardar um contratempo, pois em breve ele poderá ser de novo substituído. O que diversas pessoas que oferecem esse serviço fazem é pintar e higienizar o dispositivo usado, e, inclusive, remover todo o óleo e substituí-lo por óleo de motor, mais viscoso que o óleo de um amortecedor novo.
Isto fornece a aparência de maior pressão e intensidade, entretanto que em breve irá se mostrar o oposto. Com o crescimento da temperatura o óleo perde a aderência rapidamente, e a pressão e ação do amortecedor diminuem. Sugerimos lugares em que você verdadeiramente fará a substituição de amortecedores usados por amortecedores novos, dado que como acabamos de argumentar, os amortecedores recondicionados não valem a pena!
É crucial ter noção da importância dos amortecedores do controle do automóvel, e por consequência na responsabilidade que o condutor assume no momento em que ele instala um amortecedor recondicionado de origem questionável em seu automóvel. Se você não souber avaliar o que está comprando, peça o auxílio para alguém ou então faça a escolha por peças originais.

Quem são os principais consumidores de amortecedores recondicionados?

No geral, amortecedores recondicionados são adquiridos por taxistas, motoristas de aplicativos, proprietários de automóveis blindados, proprietários de veículos importados e jovens que, de maneira inconsequente ambicionam alterar o comportamento da suspensão do carro. Nessa última questão, os jovens não se recordam que toda alteração no projeto original do veículo, especialmente modificando peças originais por amortecedores recondicionados, pode danificar outros equipamentos do todo, a médio e longo prazo. Estas modificações ainda são capazes de produzir certo tipo de inesperabilidade e desequilíbrio em situações excepcionais.

Por que amortecedores recondicionados podem ser uma complicação?

Bem mais do que conceder conforto aos ocupantes do carro, os amortecedores têm por intento conservar o contato dos pneus com o asfalto, equilibrando as cargas dinâmicas (peso do automóvel em movimento) em todas as situações de rodagem. Seja em retas, curvas, asfaltos irregulares, frenagens, acelerações ou o conjunto destes fatores, os amortecedores agem permitindo que o condutor tenha o controle em relação ao automóvel. É devido a isso que amortecedores recondicionados somente carecem de ser a alternativa quando o dono do veículo possuir muitas referências da loja que estiver fazendo a compra e troca da peça.

Em que momento você deve trocar os amortecedores?

troca-de-amortecedor Certas vezes o amortecedor perde a eficiência e você não tem nenhuma noção, em razão disso uma inspeção a cada 10.000Km é sugerida. Amortecedores “vencidos” conseguem desgastar os pneus prematuramente, ocasionar prejuízos a outras peças da suspenção, como coxins do motor e buchas de bandeja, etc. O pior de tudo é o equilíbrio, que se perde. E junto dela, também vai embora a proteção dos ocupantes.

Favoreça sempre amortecedores originais

A ideia é bem fácil: para não ser prejudicado em golpes de amortecedores recondicionados que são capazes de prejudicar o seu veículo, utilize sempre peças novas. Além de deixar a qualidade do seu veículo, você não colocará sua vida em risco.
Em contraste com os amortecedores recondicionados, amortecedores novos, desenvolvidos por empresas conhecidas são as melhores opções. As peças com selo e inspeção do INMETRO reiteram a origem e confiabilidade.
Não estamos falando que não se deve adquirir um amortecedor recondicionado. Se você possui um automóvel importado, cujo jogo de amortecedores originais custa mais que o próprio carro, você não possuirá outra alternativa.
Ainda por cima, viria a ser injusto com vários profissionais conscienciosos e sensatos que realizam excelentes recondicionamentos de amortecedores com ferramentas apropriadas, conhecimento de causa em relação à resistência dos materiais, modelos de solda e tratamentos superficiais. O problema é que são poucas as empresas aptas para recondicionar amortecedores, que são peças de demasiada importância

A substituição do conjunto de amortecedores

Procure não trocar as peças originais por amortecedores recondicionados. Com o intuito de estender a vida útil dos amortecedores que vêm de fábrica e assegurar o bom funcionamento do sistema de suspensão, a orientação é verificar frequentemente o kit e substituir se revelar problemas. O conjunto, que normalmente é constituído por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa tem a tarefa de assegurar o máximo desempenho dos amortecedores.
O coxim fixa o conjunto do amortecedor no automóvel e evita que as oscilações do asfalto alcancem a carroceria. Já o batente evita o famoso “fim de curso” na locomoção do amortecedor. Finalmente, a coifa evita a entrada de impurezas no conjunto haste e retentor.
Caso não alterado, o kit gasto será capaz de danificar o amortecedor, embora seja novo. Batentes e coifas avariadas, inúmeras vezes, proporcionam o vazamento de óleo nos amortecedores. A recomendação é trocar o kit juntamente com os amortecedores, já que trabalham em conjunto.