Manutenção do veículo – algumas instruções valiosas

Dirigir um veículo sem que você possua garantia do quão bom ele está é uma situação muito incômoda, não é mesmo? Para ajudar você, reservamos algumas informações a fim de que você possa ficar ligado na manutenção preventiva e corretiva e da relevância da conservação do seu veículo!

Calibração de maneira errada ocasiona prejuízos ao condutor

Para o motorista, o maior problema dos pneus descalibrados é a perda de solidez e oscilações no volante. Para o veículo, a baixa pressão provoca desgaste antecipado de peças da suspensão e dos próprios pneus.
Além do mais, há o consumo em excesso de gasolina. No entanto não é só a baixa pressão que gera problemas nos pneus. Encher mais do que é aconselhado é mais um equívoco.
O excesso de pressão ocasiona o desgaste exagerado da banda de rolamento e prejuízos ao alinhamento do carro.
Outra dica relevante é nunca calibrar os pneus após um extenso caminho.
A forte temperatura faz com que eles ampliem seu tamanho, desse modo não revelando o número real da pressão do interior da borracha.
A calibração tem que ser realizada toda semana ou, no máximo, a cada 15 dias.

Problemas no freio? Saiba como descobrir!

1 – Espessura Existe um material de atrito das pastilhas com o disco de freio, sua espessura deve ser de tamanho igual ou superior a 3 mm.
Oficinas especializadas em freios são aptas a fazer essa mensuração e apuram se está abaixo do adequado.
2 – Tempo de frenagem Caso o carro esteja mostrando baixa eficiência no momento da frenagem ou demorando muito para parar, o aconselhado é verificar as pastilhas.
3 – Pedal Baixo O ideal é que o pedal de frio desça até a metade e posteriormente provocar uma ideia de que se chocou em algo maciço. Se o pedal estiver descendo mais fundo que o habitual procure um especialista.
4 – Luz Alguns veículos são equipados com uma luz no painel a qual sempre acende quando a pastilha está desgastada. Se ela vier a acender, óbvio que está no momento de alterar as pastilhas de freio.

Tamanho dos pneus impacta totalmente na dirigibilidade

manutencao-carro Todo pneu possui referências encontradas nas laterais as quais estão relacionadas as medidas de largura, a dimensão do aro, o peso máximo suportado, etc.
Tudo isso impacta nas características de dirigibilidade do seu carro. Um pneu mais grosso vai ser mais duro, em outras palavras, mais estável.
Esse padrão de pneu é o mais ideal para veículos de grande peso e da mesma forma para os que apresentam maiores torque e potência. A largura e dureza dos pneus evitam a perda de tração durante a condução do veículo. É importante prestar bastante atenção sempre que trocar os pneus do seu automóvel.
Pois com medidas exageradas podem ocasionar bastante desvantagem na condução do seu carro. As montadoras fornecem as medidas dos pneus os quais devem ser usados no seu veículo, para garantir uma experiência mais agradável para você dirigir.

Amortecedor gasto, condutor CANSADO!

amortecedor-carro Na maioria das vezes, não é dado a devida importância ao amortecedor do automóvel por ele não mostrar-se tão evidente. No entanto, devemos nos atentar que é por conta dele que possuímos segurança e maior conforto dentro dos nossos veículos. De acordo com pesquisa desenvolvida pela Monroe, o dano do amortecedor atua direto no cansaço do condutor, no qual um amortecedor com somente metade de eficácia chega a aumentar em vinte e seis por cento a exaustão do motorista. Além do cansaço, os testes da Monroe alegaram que a condição ruim dos amortecedores, influencia inclusive durante a frenagem, onde é capaz de adquirir um aditivo de dois metros e meio no momento da frenagem. Assim, contamos com uma adição considerável nas chances do acontecimento de um acidente. Consequentemente, é de suma importância que você realize uma revisão em seus amortecedores a cada 10 mil km rodados.

Saiba os vestígios centrais de desgaste em um amortecedor

Travagem: O fato de rodar com o seu veículo com os amortecedores muito gastos aumenta a distância de travamento do seu carro.
A iluminação do automóvel: Na ocasião em que os amortecedores não encontram-se em condições boas, os faróis da parte da frente oscilam e não iluminam a via pública de maneira uniforme.
Os pneus: o sistema de amortecimento, no momento em que ficam corroídos, aumentam o desgaste dos pneus e impedem que estes tenham uma aderência satisfatória ao asfalto.
Desempenho no percurso: A partir do momento em que percebe que o seu carro começa a “escapulir” nas curvas, ou que oscila na ocasião em que enfrenta uma ventania mais intensa.
A condução do veículo: na ocasião em que a condução do carro permanece desalinhada depois do motorista fazer uma curva. O volante tem complicações na hora de retornar para o seu posicionamento de origem e o condutor é “forçado” a realizar o alinho dos pneus do veículo.

Veja a forma de identificar se o amortecedor do carro se encontra estourado

De essencial importância para a movimentação dos carros, os amortecedores funcionam para primordialmente preservar as rodas em contato com o solo e auxilia na suavização dos impactos sofridos pela lataria nas ruas com muitos buracos das cidades grandes.
Os principais resultados de um amortecedor estourado são:- Pouca resposta da direção, dureza ou ruído excessivo;
– Vazamento incessante de fluido do amortecedor ou da estrutura da suspensão;- Amortecedor amassado ou deteriorado;
– Inclinação demasiada ou instabilidade durante a freada;
– Oscilações ou inclinação sempre que troca de faixa;
– Desgaste de forma desigual dos pneus;
– Direção demasiada rígida, anormal ou instável;
Fique ligado se o seu carro manifesta alguns desses sinais. Se manifestar, procure na hora uma oficina e faça a troca das peças.

Saiba quatro dicas para não errar com o óleo lubrificante

1 – Tempo de troca de óleo

Ela deve ser feita quando atingir o período recomendado pelo fabricante. Essa informação é bem nítida no manual do comprador. Caso você não saiba, consulte o manual.

2 – Completar o nível de óleo

Com o uso do veículo, o nível do óleo diminui pouco a pouco devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão. Dessa forma, se não for o momento da troca de óleo, deve-se completar o nível. Não há erro nessa prática.

3 – Sistema de filtragem de óleo

No tempo em que levar seu automóvel para trocar o óleo, é importante trocar o filtro de óleo também. Este procedimento garante que seu motor fique livre de demasiada sujeira.

4 – Óleo escuro

Ignore o papo de que óleo preto é sinônimo de velho. Nada disso, se estiver escuro é porque está sendo utilizado corretamente. O que deve ser verificado são os períodos de troca que constam no manual de usuário.

Defeitos na mecânica ocasionam dificuldades no momento da mudança de marchas

Em certas ocasiões, a complicação no engate das marchas é um problema mecânico, observe:
Cabo de embreagem – O principal indício do cabo de embreagem com defeito é na ocasião em que o pedal fica pesado.
Fluido de embreagem – Nos veículos os quais possuem sistema hidráulico de embreagem, é vital realizar a conferência do fluido e acompanhar a recomendação do fabricante acerca de trocas.
Estrias do disco – A ausência de lubrificação ou a oxidação do eixo piloto causa interferência no movimento do disco.
Platô – A abertura do platô de embreagem fica danificada no tempo em que uma ou mais chapas tangenciais estão deformadas. Rolagem do eixo piloto – Na ocasião em que encontra-se estragado, produz ruídos durante o acionamento da embreagem e ao arrancar com o automóvel.
Óleo na caixa – Uma vez que não seja trocado conforme as regras, a caixa é capaz de ocasionar ruídos e muito desgaste em suas engrenagens.

Catalisador com mau funcionamento aumenta consumo de combustível

O catalisador é o item central do veículo imcubido da redução de poluentes ao meio ambiente. Além de ser imposto pela legislação, ele é primordial para o exato funcionamento do motor.
Em casos de defeito, o veículo sofrerá com consumo maior de combustível. A maneira mais indicada de preservar o catalisador é executar de modo adequado a manutenção preventiva.
Motor desregulado, velas com sujeira e injetores de combustíveis com problema situam-se entre os vilões centrais do catalisador.
A utilização de combustível adulterado também é capaz de estragar a peça. Se o catalisador encontrar-se com defeito, o motorista é capaz de perceber os impactos, além do gasto demasiado.
Os mais comuns são: aceleramento lento, arranque complicado e queda na potência em velocidades perto de 80 km/h.

Combustível de Proveniência Suspeita Pode Obrigar Lavagem no Tanque

Abastecer com gasolina misteriosa tem a possibilidade de obrigar a limpeza do reservatório. Em veículos fabricados anterior ao ano 2000, a lavagem era bem indicada.
Na atualidade, caso o combustível usado seja de boa procedência, não existe necessidade de executar a limpeza do reservatório.
Se acontecer de você usar combustível de procedência incerta e perceba algumas contrariedades no automóvel, encontre um especialista para lavar o reservatório.
A sujeira acumulada no reservatório tem possibilidade de ir junto com o combustível para o motor e afetar os demais componentes. O mais habitual é gasolina com excesso de álcool, o qual pode causar grandes problemas a carros os quais não são flex, contudo há também mistura com substâncias proibidas, além de etanol e diesel com grande quantidade de sujeira.

Cuidados com a embreagem evitam desgaste precoce

cuidados-com-carro – Evite deixar o carro engrenado enquanto estiver parado.- Jamais repouse o pé no pedal da embreagem. Essa ação afasta o platô do disco e acarreta o lixamento do disco.
– Jamais arranque com o automóvel engrenado em segunda marcha. Utilize sempre a primeira marcha ao começar o deslocamento e assim sucessivamente.- Ao reduzir ou aumentar a aceleração, mude de marcha aos poucos, sempre em ordem e conforme os giros do motor.
– É importante acertar a a sincronização no tempo de soltar a embreagem e acelerar o automóvel na arrancada. Acelerando demais e soltando pouco a embreagem, acontece a chamada “queima da caixa de embreagem”.
– Caso o veículo se encontre em local com o plano inclinado, num morro, por exemplo, nunca use a embreagem/acelerador com finalidade de segurar o automóvel. Use o freio de mão para exercer esta função.

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