Entenda o câmbio automático

Você já teve a intenção de conduzir com um melhor conforto e tranquilidade, sem aquela chateação de dirigir carros com uma embreagem pesada que só causa desconforto e muita irritação? Então está na hora de obter um veículo com câmbio dualogic!
Além de ser mais macio e mais agradável com o intuito de se dirigir, também é capaz de ser bastante útil para aquelas pessoas com algum tipo de deficiência ou dificuldades em se locomover, sem mencionar que existem ótimos modelos com preços demasiadamente acessíveis.
Nesse artigo, Iremos mostrar para você o que é uma alavanca de câmbio automática, os excelentes benefícios e, inclusive, os inúmeros modelos de caixas de câmbio que existem no mercado.
E aí, você está preparado?

De que maneira funciona a Caixa de Câmbio Automático

Outrora quase raros no Brasil, os veículos que contam com caixa de câmbio automático ganham cada vez mais espaço no interior do mercado de carros. Em épocas de outrora, existiam vários receios justificados no que se refere à preservação e ao gasto de combustível dos automóveis com esse tipo de transmissão, mas isto fica cada vez mais distante tendo em vista as evoluções tão presentes nos contemporâneos câmbios automáticos, em particular referindo-se às marcas mais com foco em ter boa qualidade e mais tempo de duração.
Nós iremos falar no que diz respeito à caixa de câmbio automática tradicional. Aliás, é preciso evidenciar uma questão imprescindível. O critério das transmissões automáticas, que se tornou bem habitual nos carros, foi inventado por 2 brasileiros, José Braz Araripe e Fernando Lehly Lemos, no período de 1932, sendo a patente vendida à GM por cerca de 10. 000 dólares. Aliás, conta-se que eles recusaram a outra proposta de apenas um dólar a cada veículo automático que fosse comercializado, que claramente poderia ter sido muito mais vantajosa. O primeiro carro da GM com esse perfil de transmissão foi vendido no período de 1939. Em território brasileiro, o primeiro veículo que fez êxito foi o Ford Galaxie no fim dos anos sessenta.

Funcionamento da Caixa de Câmbio

À medida que câmbio manual se vale de engrenagens de muitos tamanhos e engatadas de modo individual, o câmbio automático se fundamenta em um conjunto de engrenagens planetárias, com tamanhos os mais diversificados possíveis e sempre engatadas entre si, de maneira que a relação da força depende sempre da ordem com que estas engrenagens estão sendo conectadas. O sistema é hidráulico e, ainda, faz uso de um conversor de torque.
Cada uma das engrenagens planetárias possui 3 peças demasiadamente importantes: a engrenagem coroa, a planetária e seu suporte e a engrenagem solar. É em volta da engrenagem solar que as planetárias giram e o agrupamento ainda tem cintas para travar partes de todo conjunto de engrenagens.
Há ainda um grupo de embreagens da parte interna, em banho de óleo, e freios os quais permitem, de modo hidráulico, o acionamento das engrenagens corretas, criando desta maneira as relações de marcha que vão permitir o movimento do veículo.
Além disto, o conversor de torque, presente nas caixas de câmbio automáticas que são empregadas hoje em dia, é uma espécie de uma bomba agregada à caixa de marchas (que lança o fluído hidráulico por todo o sistema), tendo o estator (que faz a condução do fluxo do fluído) e uma turbina (o qual comporta o fluído). O grande benefício deste componente é o aumento do torque do motor.
E, por fim, é demasiadamente importante levar em conta que o câmbio automático moderno possui inúmeros dispositivos eletrônicos de controle.

Você entende o que é uma transmissão CVT?

transmissao-cvt As Transmissões Continuamente Variáveis (CVT) são famosas por dar uma experiência de condução bastante suave e melhorar consideravelmente a capacidade do gasto de combustível, seja ele álcool ou gasolina. Entretanto você tem noção de como esse padrão de transmissão realiza o seu funcionamento?

De que modo funciona o câmbio CVT?

Uma Transmissão Continuamente Variável não tem relações de marchas constituídas por engrenagens fixas, como uma alavanca de câmbio manual ou transmissão automática. Ao invés disto, uma transmissão CVT deixa que o motor do veículo funcione através das rotações por minuto (RPM) mais eficientes em uma sucessão de velocidades dos veículos. A função mais evidente para uma transmissão CVT é quando você está buscando garantir a máxima eficácia de combustível. Entretanto esta é uma interpretação até genuína demais para um sistema que envolve um pouco de complexidade.

CVT – Vantagens

Um câmbio automático CVT cessa com todas as engrenagens de um veículo. Ao invés de 2 engrenagens, há duas polias ligadas por uma correia. O motor gira uma roldana, e a outra é conectada no sentido de conduzir a potência às rodas. A particularidade central é que o comprimento das roldanas pode mudar de pequeno para grande, com infinitas mudanças entre elas.
Dessa maneira, na ocasião em que você conceber o acionamento do automóvel, a polia do motor pequena e a outra grande, como uma relação da marcha inicial. Mas como o automóvel vai adquirindo velocidade, a polia do motor é suavemente reduzida em tamanho, tal como a outra roldana vai ampliando de porte. De fato, você está trocando de marchas o tempo todo. Existem certas maneiras bastante diversas de obter a alteração no porte das polias, entretanto o princípio primordial é permanentemente o mesmo.
O que isto significa para o motorista é que o motor consegue deslocar-se diretamente para o adequado ciclo de giro para um determinado modelo de contexto. Esta quantidade de giros é tipicamente a que oferece a maior eficácia, mais potência ou, logo, mais torque. Uma vez na melhor rotação, o motor apenas conserva suas rotações e as dimensões das roldanas. A consequência disso é uma “tocada” ligeiramente mais suave, mais eficaz e bem mais veloz comparado a um câmbio automático que atua normalmente.

Transmissão Continuamente Variável vale verdadeiramente a pena?

Um carro com câmbio automático CVT vai ser bem mais eficiente no emprego de combustível comparando-se a um automóvel comumente usado, em particular no trânsito bastante intenso ou sempre que você está mudando toda hora a aceleração. Deverá ser mais suave e menos ruidoso também. Por outro lado, quanto mais vantagens você é capaz de obter do sistema CVT, mais você vai ter a sensação estranha de estar aumentando a aceleração com a RPM do motor mantendo-se constante. Se você pode coabitar com isto sem nenhum tipo de problema, então uma transmissão CVT pode funcionar excelentemente para você, até melhor que um câmbio automático.

Câmbio DSG – Você já ouvir falar a respeito?

Câmbio DSG (Direct Shift Gearbox), alavanca de câmbio com modificações de marchas direta, consegue combinar o que há de mais avançado nos 2 tipos de transmissão, seja ela automática ou manual, dando origem a um câmbio de altíssima eficácia, esportividade e, principalmente, comodidade. Caso você esteja cogitando comprar um carro com este tipo de caixa de câmbio, é bem fundamental você dar uma olhada com relação ao modo que ela efetua o seu funcionamento.

Funcionamento do câmbio DSG?

O início de funcionamento do câmbio automático DSG se baseia em duas embreagens que realizam o controle de dois grupos de engrenagens completos. É como se fossem 2 câmbios no interior de simplesmente uma caixa de embreagem.
A todo o momento que estamos andando com o veículo em primeira marcha, a segunda já encontra-se engatada. Na ocasião da mudança, somente uma embreagem se desconecta (A) e a outra faz a conexão (B). A variação então, acontece de forma imediata.
Consequentemente, um conjunto de engrenagens conta com a 1ª, a 3ª e, inclusive, a quinta marcha, ao passo que o outro conta com a 2ª, a 4ª e inclusive a sexta. As variações irão revezando, ora fazendo o emprego de uma embreagem ora utilizando a outra em um vai e volta consecutivo, até que possa atingir a sexta ou sétima marcha em somente determinados tipos de veículos.
Nos tempos atuais, quase todos os fabricantes possuem sua variante do câmbio de dupla embreagem, e oferecem a eles variados designações comerciais, tal como PDK, com o modelo Porsche, PowerShift da Ford, TCT da marca Fiat, StepTronic do grande BMW, DSG das empresas VW e Audi e SpeedShift dos carros da Mercedes – todos com o semelhante princípio de funcionamento.

Entenda o diferencial do câmbio DSG

A grande diferença quanto à câmbio automático DSG que possui dupla embreagem, é no que se refere ao tipo de funcionamento da embreagem: seca (dry) ou úmida (wet).
As embreagens úmidas trabalham baseadas em óleo, e são usadas para funcionalidades de alto torque, em que operam com mais energia e calor bem mais forte e o óleo ajuda a esfriar o câmbio. No entanto, esse modelo de transmissão possui uma maior redução da parte mecânica, isto porque o óleo carece de ser bombeado por intermédio da caixa com o intuito de dar uma esfriada nas caixas de embreagens.
As embreagens secas, por sua vez, são bastante mais eficazes devido ao volume bastante reduzido de óleo bombeado durante o sistema. Isso pois esse tipo de embreagem é projetado com o intuito de trabalhar com números de torque muito mais baixos. A transmissão DSG do modelo da Volkswagen, por exemplo, utiliza a embreagem seca para motores com no máximo duzentos e cinquenta Nm (25, 5 mkgf), à medida que a Ford utiliza a embreagem seca em seu modelo PowerShift para aplicações de, similarmente, no máximo, 280 Nm de torque (28, 5 mkgf).

Conheça acerca do Câmbio Tiptronic

 cambio-tiptronic O câmbio automático Tiptronic é um sistema que faz a substituição de marchas identificando a aceleração (km/h) e a giro do motor (RPM). O câmbio automático (português brasileiro) ou alterações automáticas (português europeu) é um sistema empregado em carros e motocicletas para substituição de marchas efetuada pelo sistema de transmissão do veículo, que detecta a relação entre a velocidade (km/h) e a rotação do motor (rpm) para decidir pela substituição automática da marcha. Desta forma, o sistema se objetiva a preservar a rotação do motor praticamente constante e o câmbio, automaticamente, realiza a substituição das marchas. Nos sistemas contemporâneos com câmbio automático, a modificação das marchas está quase imperceptível ao condutor.
Logo após isto, ele decide o período certo para executar a substituição de marcha, sendo utilizado nas montadoras Audi, Volkswagen e Porsche.
Os câmbios manuais empregam engrenagens de muitos tamanhos e engates individuais, em contrapartida com os automáticos que se baseiam em um sistema de planetárias, com vários tamanhos e engatadas entre si. No lugar da embreagem, o câmbio automático usa um conversor de torque, item incumbida por transmitir a força do motor para o câmbio segundo a pressão em sua parte interna.

Sugestões essenciais quanto ao câmbio automático Tiptronic

A função Tiptronic pode parar de funcionar, se o conector do sensor que efetua o acréscimo e redução de marcha estiver demasiadamente mal encaixado. Efetue a revisão antes de tomar alguma atitude.
Os veículos que possuem transmissão automática nunca devem ser rebocados com todas as rodas no solo.
Veículos que possuem câmbio automático não podem pegar no tranco.
Procure manter o índice de óleo do câmbio de acordo com as indicações do manual do proprietário.
O câmbio automático Tiptronic conta com dois trilhos para escolha para efetuar as alterações de marcha.
As posições P, N, R, D são capazes de ser selecionadas normalmente, no trilho esquerdo do console.
No trilho direito do console central do automóvel, a mudança de marchas é feita manualmente.
A fim de subir as marchas, basta dar um toque na alavanca de encontro ao símbolo (+) ou para as diminuições colocar para o posicionamento (-).
Geralmente, o câmbio automático tem as seguintes opções:

    • P – Park: com o intuito de estacionar, aconselhado para conceder a partida e desligar o motor do carro. Trava as rodas de tração.
    • R – Reverse: marcha-a-ré.
    • N – Neutral: ponto morto. Posição que é capaz de ser empregada ao conceder a partida e desligar. Não bloqueia as rodas de tração.
    • D – Drive: para movimentar o veículo para frente, usado na grande maioria do tempo de condução.
    • 4 – 3 – 2 – 1: Posições que permitem o bloqueio das marchas 4, 3, 2 e 1. O travamento é usado em casos excepcionais na ocasião em que o automóvel troca diversas vezes de uma marcha para outra.

Câmbio manual – Entenda sobre

No sistema de Câmbio mecânico, a marcha apropriada para o movimento veicular é escolhida por meio do posicionamento da alavanca do câmbio, posta na cabine do condutor. Dependendo do padrão do veículo, ela é capaz de ser ajudada por válvulas pneumáticas ou hidráulicas.
A alavanca da caixa de câmbio opera com um mecanismo de escolha de marcha e engate simultâneo à embreagem. Na operação de mudança de marcha, a função da utilização da embreagem é a de cessar o torque do motor. Quer dizer, o motor e a transmissão são desconectados, no decorrer da troca de marcha (de maneira que o motor é capaz de prosseguir funcionando, mesmo se o automóvel encontrar-se imóvel), e reconectado, aos poucos, através da embreagem.
O movimento da alavanca de marchas ao lado seleciona as hastes (seleção das marchas). Se a alavanca é movida para frente, faz engatar uma determinada marcha para o veículo avançar. Caso ela seja movida para trás, engata a marcha à ré.

Conheça as conveniências do câmbio manual

    • Veículos com câmbio mecânico são mais econômicos e mais baratos em relação aos automáticos.
    • A caixa de câmbio manual admite a maior quantidade da marcha com relação ao automático.
    • A manutenção do sistema de transmissão mecânica é mais barata, não exigindo serviço técnico especializado.
    • Em automóveis instalados com câmbio manual, o consumo de combustível é inferior ao automático, principalmente em perímetros que obrigam o emprego constante da embreagem, como as cidades.
    • Em comparação aos veículos que possuem transmissão automática de marchas, o desempenho do câmbio mecânico é mais adequado.

Dificuldades acerca da caixa de câmbio manual

A marcha não engata
Este problema é bem comum em transmissões manuais. Na ocasião em que o pedal da embreagem é acionado, a marcha não engata, ou melhor, não muda. É capaz de ocorrer com o automóvel parado ou na ocasião em que o motorista precisa fazer a troca de marcha.
Barulhos no câmbio em ponto morto
Um coeficiente de fluido demasiadamente baixo – ou uso de lubrificantes não apropriados – inclusive pode ocasionar barulhos, mesmo quando a marcha está em ponto morto. Em sistema de câmbio mecânico, é ainda um indício de que determinadas peças podem estar desgastadas e precisam ser trocadas.
Transmissão não responde satisfatoriamente
Se a transmissão é manual, é possível examinar que após fazer a alteração de velocidade (marcha), o carro acelera, entretanto não se desloca tão ligeiro quanto o motor está empurrando. Nessa situação, o problema é capaz de ser somente uma embreagem danificada ou pode ser outro problema mais sério.
Aroma de óleo queimado
A presença de cheiro de óleo queimado pode indicar superaquecimento da transmissão. Em condições usuais, o fluido de transmissão não só garante a lubrificação, como faz a correção da temperatura apropriada, impedindo que os componentes queimem-se.
Em determinados veículos, a caixa de marcha possui seu próprio radiador refrigerando e conduzindo o fluído para transportar o calor para bastante longe da unidade de disco.
A principal razão para o sobreaquecimento na caixa de câmbio é o coeficiente de óleo inapropriado à transmissão. Outro motivo pode ser a presença de sujeira no fluido e é preciso mudá-lo.

Câmbio Automático Dualogic

Resultado de imagem para dual gear carVocê, com certeza, possivelmente já ouviu falar nos câmbios Dualogic. No Brasil, a Fiat lançou esse modelo de automóvel para facilitar a troca de marcha manual. Com o Dualogic, as variações são efetuadas mais rápido, entretanto sem perder a potência do motor. Apresenta-se como um sistema que automatiza a mudança de marcha da alavanca de câmbio manual.
Dentre as vantagens do câmbio Dualogic estão o menor utilização de energia, e, por conseguinte, de lançamento de poluentes na atmosfera, e a potência do motor mantida ao longo das trocas de marchas, que podem ser manuais ou automáticas.
A transmissão automatizada é uma opção de baixo custo ao câmbio automático e preserva o sistema mecânico tradicional, diminuindo desse jeito também os custos de preservação. Além dos carros, ela pode ser achada em caminhões e ônibus, ainda.

Problemas do câmbio Dualogic

Entretanto, esse tipo de câmbio não é perfeito. Existem alguns problemas que chateiam a muitos donos.
Em uma das ocorrências, um Grand Siena 2012 mostra luz de bateria acesa e alerta de falha no Dualogic. O problema somente ocorre no momento em que existe mudança de marcha e após o aviso, o sistema passa a trocar de segunda para quarta ou unicamente permanece em ponto-morto, parando o veículo.
Outro Grand Siena Dualogic, contudo de 2013, inclusive possui complicações no automatizado. Ao engatar a ré, o aparelho avisa para deixar em neutro e ainda fica imóvel. A grande parte dos casos de falhas no Dualogic são associados ao sedã compacto, contudo há casos de Punto ainda.
No Punto, por exemplo, uma unidade correu os primeiros 2.000 Km com a avaria, sendo quinhentos quilômetros só em testes de concessionária. Constantemente em viagem, o câmbio mudava para o neutro e o motor desligava. A Fiat afirma que os fatos foram atendidos na garantia e que os problemas estavam associados com itens diferentes, não caracterizando vício sistêmico. Ou seja, não necessita de um recall.
Desde que o câmbio Dualogic foi difundido, no ano de 2008, a Fiat costuma fazer melhorias no software com finalidade de eliminar os problemas que aconteciam na transmissão automatizada, feitas nas autorizadas. No entanto, até hoje donos de Fiat falam de problemas de funcionamento – ou o câmbio não substituição as marchas ou não engata nenhuma, mesmo em veículos zero.

Comprar um Fiat com câmbio Dualogic – Vale a pena ou não

Você que queira mais conforto e tranquilidade para dirigir seu veículo pelas avenidas e está pensando em adquirir um Fiat Dualogic deve refletir bastante antes de adquirir um automóvel desses. Independentemente do seu interior extremamente bem feito, ofertando conforto e muito espaço, não são poucas as reclamações acerca dos veículos com sistema Dualogic. Os problemas revelados são inúmeros entre eles:

    • O câmbio não substituição ou não engrena nenhuma marcha;
    • A ré não costuma atuar;
    • O câmbio trava sempre no “Neutro”.