Veja sugestões para definir a suspensão de carro

Você em certo momento já ouviu falar em suspensão de carro, tenho convicção disso! Mas, quando falamos em suspensão, você pressupõe que é somente uma mola relacionada à roda do carro. Não é mesmo? Negativo! Observe o motivo!
Nós vamos falar aqui um tanto mais com relação aos três tipos de suspensões , na direção de auxiliar você a fazer a melhor seleção para seu prezado automóvel.
A suspensão requer a sua atenção, dado que é um dos sistemas mais fundamentais para o funcionamento adequado de um automóvel. É justamente ela quem assegura a estabilidade do carro e absorve os choques do automóvel com o chão, proporcionando um maior conforto ao condutor e os passageiros.
É bem fundamental que o condutor preste atenção no desempenho da suspensão de seu carro e a preserve com as suas adequadas revisões.
Em território brasileiro, os três essenciais e mais usuais tipos de suspensão são o fixo, a ar e rosca. Entretanto, inúmeras pessoas não compreendem devidamente como operam estes três tipos de suspensão, as principais características e particularidades.

Suspensão a ar

suspensao-ar A suspensão a ar está cada vez mais comum e no pensamento daqueles que ambicionam rebaixar o seu carro, porém quem acha que ela é uma invenção nova, está totalmente enganado!
Ela existe desde os anos 40, data em que se pesquisava uma alternativa para melhorar a estabilidade dos veículos de competição nos Estados Unidos da América.
A preliminar suspensão a ar segura a ponto de revelar uma utilização prática foi criada pela Firestone principalmente para o último protótipo Stout Scarab Experimental, revelado no ano de 1946, que também foi o primeiro automóvel com lataria de fibra de vidro no mundo.
O princípio era o mesmo dos mecanismos contemporâneos: quatro bolsas de ar sobrepunham as molas convencionais, e possuíam sua pressão controlada por 4 pequeninos compressores ligados a cada uma das bolsas.
Fundamentalmente, a suspensão a ar é o utilização de bolsas de material elastômero, costumeiramente borracha sintética trefilada ou poliuretano, colocadas em conjunto ou trocando a suspensão mecânica natural de um veículo. São apresentadas em inúmeros formatos, dimensões e capacidades de carga.
Estas bolsas de ar podem ser infladas deslocando o agrupamento original a fim de equilibrar uma carga adicional nivelando o carro.
No local das molas são postas essas bolsas de ar que vão fazer o ajuste de altura do automóvel. Ao travar o ar, o automóvel levanta e quando o sistema é ligado novamente, o ar é despejado de dentro das bolsas para o lado de fora, fazendo dessa forma com que o automóvel se rebaixe totalmente.
Mas, existe a essencialidade de um dispositivo o qual regularize a altura de rodagem. Esse equipamento chama-se válvula niveladora, que preferencialmente tem a necessidade de ser eletrônica, dado que o condutor dificilmente é capaz de executar essa ajustagem.

PROS

 

 

    • Ajuste de altura e maneio em tempo real. Lombadas tornam-se obsoletas!

 

    • Preservação de componentes baixos e caros e prevenção de danos ao chassi.

 

    • Molas de ar progressivas, demasiadamente equivalentes às suas molas helicoidais.

 

    • Níveis reguláveis das molas.

 

    • Altamente versátil.

 

    • Não há outro jeito de adquirir uma altura rebaixada e permanecer funcional.

 

    • Adaptação imediata a aumento e alteração de peso.

 

    • Diminua a estatura do automóvel sem sacrificar a qualidade da condução.

 

    • Chamar atenção em todo lugar que estacionar!

 

 

DESVANTAGENS

 

 

    • É mais caro do que suspensões de molas helicoidais.

 

    • O procedimento de instalação é mais difícil.

 

    • O processo de instalação é mais caro.

 

    • Mais componentes são precisos.

 

    • Em certos casos são precisas alterações permanentes de chassi.

 

    • Já citamos que é muito caro?

 

 

Curiosidades a respeito das suspensões a ar

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    1. Posso acionar a suspensão com o automóvel se movimentando?
      Sim, você é capaz de estar ligando a suspensão a ar com o veículo se movimentando, sem complicações.

 

    1. Qual o benefício de usar suspensão a ar?
      Se preferir por usar um sistema de suspensão a ar no seu automóvel vai ter muitas vantagens como: precisar se importar mais com lombadas, quebra molas e outros obstáculos, uma vez que vai poder subir e descer o sistema de suspensão a todo o momento que for preciso.

 

    1. Como é recarregado o ar que a suspensão usa?
      O modo mais favorável e eficaz de se carregar o ar utilizado no sistema de suspensão é utilizando um compressor, que, em geral, já acompanha o kit de suspensão a ar.

 

    1. Posso utilizar compressor de pneus na minha suspensão a ar?
      Muitas pessoas procuram utilizar compressor de pneu na suspensão, e isto, além de gerar graves riscos à segurança do automóvel, inclusive compromete a finalidade da sua suspensão. Os compressores para pneus não possuem a mesma pressão que os compressores apropriados para suspensão a ar.

 

    1. Quais carros podem receber suspensão a ar?
      A suspensão a ar pode ser usada em quase todos os tipos de carros.

 

    1. As bolsas correm risco de estourarem?
      Se o kit de suspensão a ar que você estiver usando for de ótima qualidade, não. Mas geralmente é recomendável levar o veículo para uma verificação de rotina, assim você se certifica de que tudo vai bem com seu automóvel. De modo geral, um kit de suspensão a ar é capaz de durar bastante tempo se forem efetuadas as devidas conservações.

 

 

Suspensão a Rosca

Sua atividade acontece mediante um dispositivo composto de um tubo roscado e flange, que juntos são interligados aos amortecedores ou diretamente no eixo de trás do automóvel, possibilitando que seja realizada a ajustagem de altura apenas com o rosqueamento a mão do sistema.
A suspensão a rosca oferece maior movimentação, e pode ser maravilhosa para quem procura enfrentar vários tipos de terrenos, uma vez que ela é capaz de ser regulada manualmente.
Para quem quer tunar o veículo é vantagem pôr este kit, além de ser mais barato que a suspensão a ar, este kit confirma completa segurança e equilíbrio ao veículo.

PRÓS

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    • Mais confiável que a suspensão a ar.

 

    • Manutenção baixíssima.

 

    • Estabilidade ( já que você não corre o risco de furar uma bolsa numa curva)

 

    • Economia

 

    • Simplicidade de modificação na altura: Em 5 minutos você reduz ou sobe as 4 rodas

 

    • Durabilidade: Ferro dura mais do que borracha

 

 

Contras

 

 

    • Recomendamos adquirir novos amortecedores em todo o caso do comerciante da suspensão, ou descobrir em qual lugar o mesmo adquire e obter do mesmo exemplar, a fim de não trocar a compressão dos amortecedores.

 

    • Toda vez que mexer na altura você vai perder o alinhamento.

 

 

Suspensão Fixa

Esse modelo de suspensão é constituído por um agrupamento com 4 amortecedores e quatro molas preparadas. Com este layout, o carro pode ser rebaixado a uma altura correta perfeita para o modelo, proporcionando maior conforto e segurança.
É bastante usada por quem conta com um automóvel de alto desempenho, com motores capacitados para atingir enormes velocidades, visto que costumam precisar de mais estabilidade e, devido a isso, o apropriado exemplar é a suspensão fixa, a qual é capaz de ser fixada na altura ideal para o padrão e o tipo de chão que seu veículo enfrentará.

Como é realizado a transformação afinal?

modificacao-suspensao-fixa Há duas formas de efetivar projetos de suspensão fixa:
Cortando, Esquentando ou Retendo as Molas com Presilhas: Além de ilícito ( uma vez que não permitem a normalização junto ao DETRAN), esta prática é demasiadamente arriscada, pois modificam a estrutura das molas originais e aumentam o risco de acidentes por rompimento;
Utilizando Molas Esportivas : Desenvolvidas em particular para o padrão do automóvel por produtores de molas e amortecedores, equipa o agrupamento de suspensão atendendo as leis de trânsito, ou melhor, além de eficiente ainda evita sanções e apreensão do automóvel, porque são capazes de ser facilmente regularizados.

Suspensão reforçada

É um grupo de molas, amortecedores e barras estabilizadoras. Nos veículos off-road é comum encontrar molas semi-elípticas ou helicoidais e Duplo A – um modelo de suspensão -, que são mais vigorosas e reforçadas para aguentar intensas pancadas.

Diferença Entre Suspensão Preparada E Molas Cortadas

Ao expressar que temos um automóvel com suspensão preparada, estamos falando que o veículo é, no entanto, rebaixado.
Para os amantes de carros baixos, o caminho mais confiável e mais certo para modificar seu automóvel é optando por suspensões, isto é, o automóvel irá trabalhar com sua altura modificada, entretanto o conforto e a segurança permanecem!
Diversas pessoas preferem por rebaixar seu carro cortando as molas da suspensão. Esse decididamente não é o jeito apropriado, uma vez que no momento em que você corta as molas, o automóvel trabalha com a altura do amortecedor reduzida fazendo desta forma com que aquele amortecedor não absorva impacto e sim a mola, o transformando naquele popular automóvel “Pula-Pula”.
No momento em que você conduz com a suspensão preparada, o agrupamento mola e amortecedor já vem no tamanho correto com o intuito de se adquirir o amortecimento, fazendo com que a suspensão opere com um melhor conforto, absorvendo, de uma forma ainda mais confortável, os impactos obtidos pelo sistema de suspensão.
Por esse propósito, quando optar por rebaixar seu veículo, analise em inicialmente fazer um serviço que garanta sua segurança e seu conforto e que não venha trazer subsequentes complicações para seu veículo.

A suspensão é semelhante para todos os automóveis?

suspensao-veiculos-igual Cada padrão de veículo possui um modelo de suspensão e, ao todo, podemos achar 3 padrões: independente, semi-independente e inteiramente dependente.

 

    • No padrão independente, cada roda retém os impactos das irregularidades do solo sem transportar para outra do mesmo eixo;

 

    • No semi-independente, parte dos impactos é repassado para a outra roda;

 

    • No modelo dependente, os processos de uma roda são percebidos nas outras rodas do eixo.

 

De acordo com do modelo do veículo, existe a probabilidade de ter dois modelos de suspensão: uma de trás e a outra dianteira.

Compreenda o conjunto de suspensão

 

Molas e amortecedores

Unidos, mola e amortecedores englobam a essencial atividade de amortecimento em relação à oscilação do solo. Em razão da sua flexibilidade, a mola é o item mais eficaz a fim de filtrar as imperfeições do chão. Já o amortecedor atua em conjunto com a mola para amenizar as falhas da pista.
Por atuarem em conjunto, de modo geral os dois precisam ser inspecionados quando o veículo chega aos 20 mil quilômetros rodados e trocados aos quarenta mil quilômetros rodados, ou conforme a sugestão de cada fornecedor.
Em alguns casos, o automóvel tem a capacidade de chegar a rodar até 50 mil quilômetros sem a necessidade da substituição e com desempenho em perfeito estado. Entretanto, com a má qualidade de boa parte das ruas brasileiras, quase a todo o momento cheias de buracos, e estradas de terra ou de trechos ruins, é importante que o condutor fique atento.
Existe a possibilidade de detectar defeito nos amortecedores caso o veículo manifeste oscilação na carroceria em linha reta e com barulhos originários da suspensão. Já nos amortecedores, os defeitos podem acontecer antes ainda que eles iniciem a acometer o equilíbrio do veículo ou gerar barulho.
Por esse propósito, quando for fazer um alinhamento ou balanceamento, peça ao mecânico para ele dar uma constatada se não existe vazamento ou se as hastes estão sem impurezas.

Braço oscilante

braco-ocilante O braço oscilante também é um dos itens da suspensão de carro e tem como intuito servir de apoio para a coluna de suspensão, que é articulável.
Caso o motorista sinta alguma diferença ao apanhar a direção, acompanhada de um ruído na suspensão, é capaz de ser que as buchas do braço oscilante estejam gastas ou com defeito, sendo preciso substituí-las.

Pivô de suspensão

O pivô de suspensão opera para o bom funcionamento do braço oscilante. Isso pois, sua finalidade é a de ajudar a coluna de suspensão em seu movimento, permitindo o ângulo de oscilação do braço. Se estiverem gastos, provocarão ruídos que podem prestar de alerta ao condutor.

Barra estabilizadora

Este item é incumbido na estabilidade do automóvel em altas velocidades, em retas e curvas. Além disso, a barra estabilizadora forma a ligação entre as colunas de suspensão e é fixada à lataria por buchas de ligação, e às colunas por intermédio de bieletas.
Essas são peças que impedem que o automóvel se firme nas rodas ao realizar uma curva, auxiliando a controlar o equilíbrio da carroceria e, portanto, prevenindo acidentes. Tal como os demais itens, a ausência de equilíbrio e barulhos são capazes de sugerir um vestígio de mau desempenho da barra estabilizadora.

Kits de suspensão – preço e conteúdo

 

Kit de suspensão comum

Imagem relacionadaO kit, que normalmente é composto por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa, é capaz de oscilar o custo conforme fabricante e distribuidora.
No geral, o kit sai numa média de R$ 600 reais, mas pode chegar a custar mil reais dependendo da distribuidora.

Kit de suspensão a rosca

O kit de suspensão a rosca traz os itens: dois ou quatro AMORTECEDORES PREPARADOS (REMANUFATURADO), QUATRO MOLAS ESPECIAIS, QUATRO CONJUNTO DE REGULAGEM (ROSCADA/USINAGEM CNC), 1 PAR TELESCOPIO – (ENCURTADOS COM CUBOS E ROLAMENTO).
O custo do kit pode oscilar em uma média de R$600 e R$1000, variando de fabricante a fabricante e, ainda, do tipo do automóvel.

Kit de suspensão a ar

A suspensão ar contém particularmente os seguintes aparelhos: compressor, cilindro, relógios, bolsas.
Nos dias atuais o valor de um kit de suspensão a ar ainda é bem caro, contudo bastante recompensador. Um kit completo varia de R$2500 a R$3500 Reais. Já um kit mais simples menos o compressor varia de R$1500 a R$2500. O diferencial é que sem o compressor o cilindro não infla sozinho, e sendo assim o condutor tem que completá-lo com ar.

Quais são os contras da suspensão modificada?

Se você pretender mudar a suspensão do seu carro, fique alerta às incumbências que você necessita ter antes e ao longo da direção do veículo.

Transformação nas molas

Antes de executar alguma transformação nas molas é imprescindível saber que os fabricantes utilizam softwares para o seu dimensionamento, já que o cálculo abrange um enorme número de variáveis tal como quantidade de elos, diâmetro, comprimento, carga, grau de declive dos elos, tensão máxima de cisalhamento do material, e outros.
Além destas condições, os engenheiros fazem avaliação da geometria da suspensão para detectar as solicitações a que essa mola vai estar sujeita e, por último, são recomendados os métodos térmicos que poderão ser executados durante o processo de construção.
Em razão disso, especialistas em suspensões não recomendam qualquer retrabalho (como é chamada a modificação) nas molas com o intuito de reduzir seu tamanho, seja o aparo de determinados elos, grampos ou inclusive aquecimento. Esse último provoca um aliviamento de tensões no material e encurta a medida entre os vínculos, diminuindo o comprimento total da mola.
Num primeiro momento, esses retrabalhos parecem preencher às expectativas dos consumidores, no entanto, no médio prazo, complicações surgem: amortecedores estourados, trincas na longarina, trincas no túnel e batentes dos amortecedores avariados serão os primeiros danos.
Se tiver vontade de alterar as molas, mais adequados são os kits de molas esportivas, distintas para cada modelo de automóvel. Além de dimensionadas pelo fabricante, elas asseguram a diminuição da altura com certo aconchego e, particularmente, fornecem uma aliviada aos demais componentes da suspensão de carro.

Deve-se evitar altas velocidades

alta-velocidade Todos sabemos que os veículos originais de fábrica passam por testes diversificados de resistência e aproveitamento. Dispositivos particularmente fabricados para este fim detectam possíveis falhas de projeto e regulam os limites de fadiga de materiais e, em contrapartida, e com toda essa estrutura, os defeitos despontam.
A conjuntura fica mais delicada na ocasião em que o projeto original é alterado, por este motivo é primordial não usar altas velocidades. O estouro de um amortecedor ou rompimento de uma mola pode por você em uma circunstância complicada caso você esteja além de 100 quilômetros por hora.
Existe uma responsabilidade muito grande entre quem curte fazer alterações. A grande parcela sabe que possui veículos especiais e que esse fato requer atenção duplicada do que os zelos com conservação preventiva. Deste modo, acabam sendo mais caprichosos do que muitas pessoas que conservam seus veículos originais.
Eles entendem que, a qualquer sinal de instabilidade ou ruído, deve-se parar o automóvel e fazer uma análise detalhada das peças envolvidas na personalização.

Se for alterar, precisa regularizar!

Não basta mostrar vontade, tomar conta do veículo e conhecer a lei. Mudar o veículo abrange uma burocracia. Veja logo abaixo como funciona o procedimento:

 

    1. Verifique se a transformação que deseja implementar no veículo é autorizada (resoluções 291 e 292 de 29/08/2008 do Contran)

 

    1. Exija ao delegado do Detran permissão preliminar para modificação das características originais do veículo

 

    1. De posse desta autorização prévia mais a nota fiscal dos serviços realizados no veículo, busque um posto de inspeção permitido pelo Inmetro com o intuito de fazer a análise da atual suspensão

 

    1. Caso seu carro seja admitido, você vai receber o Certificado de Segurança Veicular (CSV) expedido pelo Inmetro

 

    1. Para terminar, é necessário levar o CVS ao Detran para documentar as alternâncias e modificar o registro do carro, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), abrangendo na parte de observações do cadastro a altura da atual suspensão, medida do solo ao farol do automóvel.

 

Entenda que, mesmo estando com a documentação validada, a maior parte das companhias de seguro não cobre os danos de veículos rebaixados. Mais um motivo para “pegar leve”.
Cogita fazer outras variações no automóvel? É válido ler as resoluções de número 291 e 292 de 29/08/2008 que discorrem especificadamente das mudanças.

O QUE REITERA A LEI sobre a suspensão de carro?

lei-suspensao-carro Alterada no ano de 2014, a resolução 479/2014 altera o artigo 6º da resolução 292/2008, que desautorizava o emprego de suspensões com ajuste de estatura, bastante por causa dos caminhoneiros os quais rebaixavam as suspensões frontais do caminhão a fim de adquirirem o estilo nomeado como “verdureiros”.
Com a atual resolução, o que ficou acordado foi que para os automóveis que possuírem modificação na suspensão, deve existir aviso no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV) comunicando a nova altura do veículo, medida do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo.
Inclusive consistem as ressalvas de que:

 

    • Os automóveis necessitam de ter peso bruto total de até 3.500kg;

 

    • A altura mínima de rodagem (medida do solo até o ponto mais baixo do chassi) necessita de ser de 10cm;

 

    • O conjunto de rodas e pneus não pode tocar em nenhuma fração da carroceria durante o esterçamento.

 

Mesmo com a alteração do artigo 6º da lei, o artigo 8º da mesma lei permanece inalterado e defende:

 

    • Utilização de rodas ou pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do automóvel;

 

    • Aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;

 

    • Alteração das propriedades originais das molas do veículo, inserção, retirada ou alteração de equipamentos da suspensão.

 

 

MOLAS ESPORTIVAS: Uma alternativa

Como debatido previamente nesse texto, embora seja uma conduta habitual, rebaixar o automóvel exige uma série de precauções para realizar a alteração respeitando a legislação e manter a segurança.
Levando em consideração as vantagens e perdas de cada uma das possibilidades de uso, as molas esportivas são as mais sugeridas, uma vez que possuem o menor preço entre as opções que são capazes de ser legalizadas e têm fabricação com as propriedades distintas para o tipo do veículo, o que assegura segurança para você e seu automóvel.

Suspensões de carro a ar Castor

A Castor é uma especialista no quesito de suspensões. A empresa fornece muitos tipos de kits de acordo com a essencialidade de instalação do seu carro.
Entre seus itens de suspensão a ar, somos capazes de encontrar:

 

    • Amortecedores, Bloco/Válvulas Solenóides

 

    • Bolsas de Ar

 

    • Compressores

 

    • Controladores

 

    • Filtro de Ar

 

    • Grife e Utensílios

 

    • Mangueira/Conexões

 

    • Manômetros

 

    • Ponta de Eixo

 

    • Proteção Elétrica

 

    • Reservatorio de Ar

 

    • Estrutura de Cilindro

 

    • Alvará e Atualizações

 

Você pode entrar em contato com a Castor no endereço, por meio do celular e whatsapp e/ou através site da loja.

Veja sugestões para definir a suspensão de carro
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