Amortecedor – Veja as aplicações desse fundamental dispositivo!

Você sabia que o amortecedor tem uma missão essencial para o exato funcionamento do seu veículo? Sem ele, os impactos originados pelo asfalto desnivelado, buracos, lombadas, e outros poderiam fazer com que o seu veículo tivesse sérios danos e o custo com manutenção iria ser muito alto.
Felizmente, o amortecedor auxilia ( e muito !) num passeio brando, com redução de impactos recebidos pelo seu veículo e comodidade na hora de dirigir. Mas você sabia que, na parte interna dele, existem diversas peças e que eles são capazes de efetuar diversas tarefas?
Não? Portanto preste bastante atenção no texto em seguida e retire suas dúvidas!

Amortecedor – Conheça o que é!

Por definição, conseguimos definir o amortecedor como uma peça do veículo automotivo a qual é designada ao controle das agitações da mola e, ainda, visa manter a roda em contato contínuo com o chão.

Funções do amortecedor

O amortecedor conta com três funções primordiais específicas:

    • Preservar o contato dos pneus com o solo.
    • Moderar os movimentos de abertura e fechamento das molas.
    • Propiciar conforto, estabilidade e segurança ao veículo.

Proveitos de se empregar um amortecedor

As funções primordiais dos amortecedores contribuem bastante a fim de favorecer a dirigibilidade do automóvel, possibilizando:

    • Controle do movimento da suspensão.
    • Diminuição da distância de frenagem.
    • Diminuição do dano dos pneus.
    • Redução do dano dos elementos da suspensão.
    • Conservação dos pneus em constante contato com o asfalto.
    • Controle da movimentação das molas.
    • Sustentação do alinhamento das rodas.
    • Controle da movimentação do veículo: rolagem, balanço, mergulho e subida na aceleração.
    • Redução da exaustão do motorista.

Verificando o funcionamento do automóvel, conseguimos afirmar veementemente que os
amortecedores são componentes fundamentais para os automóveis.

Movimentos de funcionamento dos amortecedores

Movimentos de extensão : quando o amortecedor é alongado, o óleo da câmara de tração é pressionado para baixo mediante os furos existentes no pistão após a liberação das válvulas de controle de tração e passa para a câmara de pressão.
Ao mesmo tempo, a haste sendo removida para fora do tubo, produz um lugar que necessita ser preenchido pelo óleo presente na câmara reservatória. Este óleo é admitido através da válvula de admissão para o interior do tubo de pressão.
A extensão de intensidade é determinada pelo controle da válvula de tração:

  1. Os movimentos vagarosos são contidos pela passagem de óleo por fissuras gerados na sede da válvula, no pistão.
  2. A intensidade aos movimentos mais rápidos ou de velocidades médias é controlada pela pressão e nível de deflexão das molas da válvula de tração.
  3. O controle para os movimentos extensos é obtido pela obstrução da passagem de óleo no pistão.

Movimentos de compressão : na ocasião em que o amortecedor é apertado o óleo da câmara de compressão tem necessidade de ser compelido para a câmara de tração por outra sequência de partes após abrir a válvula do pistão.

Veja os principais elementos dos amortecedores

    • Tubo reservatório;
    • Tubo de pressão;
    • Fixações e suportes: olhal, suporte de mola, suporte para firmar diretamente à bandeja da suspensão, suporte para fixar tubulações de freio, entre outros;
    • Haste;
    • Pistão;
    • Válvula do pistão;
    • Válvula da base.

Coxim dos amortecedores- Conheça o que é e sua atribuição

coxin-de-amortecedor Antes de tudo, é necessário entender que o amortecedor só não é o bastante. Há outras peças tão fundamentais quanto, que auxiliam o amortecedor a trabalhar da melhor maneira possível. Entre elas podemos ressaltar o “coxim”. Mas, você saberia dizer o que é um “coxim”?

Coxim – Entenda sua definição

Primeiramente, é fundamental conhecer o que é a peça metálica revestida de borracha que serve para sustentar o amortecedor no monobloco. Isto é, essa peça recebe todo o impacto do conjunto de suspensão, além de fazer o deslocamento rotacional causado pelo giro do volante.
É nela que o amortecedor se apoia e se estabelece no veículo. Por conseguinte, o coxim do amortecedor é incumbido pela absorção residual dos impactos da suspensão. Sem contar que inclusive sofre uma força rotacional gerada pela locomoção do volante e da transposição do peso do carro em curvas, brecagens e aceleração.

Em certas ocasiões, poupar não vai ser vantajoso!

Muitos motoristas, para economizarem dinheiro na conservação, elegem peças de marcas não conhecidas, dado que são mais baratas. Só que essa peça precisa ser constituída de ótimo material, especialmente por possuir rolamento. Se for de qualidade ruim irá ter durabilidade bastante curta.
O condutor geralmente escolhe um amortecedor de ótima qualidade, porém comumente adquire um coxim de segunda categoria. O inconveniente é que, como o coxim sofre forças de compressão e rolamento, essa peça é bastante requerida pelo carro.
Consequentemente, uma peça de má qualidade demonstra uma validade bastante estreita e prejudica o rendimento dos amortecedores, ainda que estes tenham ótima qualidade.
É uma enorme dissipadora de energia, e na ocasião em que desgastada, irá aumentar muito os ruídos no carro, especialmente no interior da cabine. Ela é encarregada, entre outras peças, pelo alinhamento da direção e da estabilidade.
Se o coxim achar-se danificado, a direção será bastante prejudicada, elevando o desgaste dos pneus e de combustível, também. Com isto, seu amortecedor não funcionará adequadamente.

Força e resistência – Aspectos do coxim

A peça deve mostrar certa consistência na sua composição, dado que precisa satisfazer as características referidas acima. Desconfie de peças com aspecto de debilidade. Isso fará a diferença na hora de ter um controle ideal na preservação do seu carro.

Prejuízos causados por um coxim de má qualidade

O coxim do amortecedor é um grande dissipador de energia e é responsável inclusive pela firmeza e alinhamento da direção.
Um coxim gasto pode:

    • Comprometer a firmeza do automóvel
    • Reduzir o aconchego e ocasionar barulhos na cabine
    • Alterar a cambiagem e elevar o dano dos pneus
    • Aumentar o gasto de combustível devido ao esforço excessivo do motor ocasionado pelo item anterior.

Logo, a dica imprescindível é: ” Selecione em todo o caso um coxim de alta qualidade e veja-o como uma peça primordial do sistema de amortecimento do seu veiculo. Invista em segurança, estabilidade e qualidade. ”

Amortecedores recondicionados – Entenda a respeito

amortecedores-recondicionados Antes de adentrar na questão dos amortecedores recondicionados, é necessário saber primeiro quais as funções primordiais de um amortecedor:
Bem mais do que conceder aconchego ao condutor, o amortecedor precisa manter o contato dos pneus com o pavimento. O amortecedor ainda tem que distribuir as cargas dinâmicas em qualquer situação do trajeto, seja em retas, curvas, asfaltos irregulares, etc.

Em que momento se deve substituir os amortecedores?

Um jogo de amortecedores pode resistir 80.000 km ou é capaz de exibir falhas já com 30.000 km. Os fabricantes aconselham a substituição entre 40 mil e 50 mil km. Essa é simplesmente uma referência, já que a validade varia de acordo com muitos fatores, entre eles: peso do veículo e tipo de asfalto.
Ocasionalmente o amortecedor perde a eficácia e você nem percebe, assim uma revisão a cada 10 mil quilômetros é orientada. Amortecedores “vencidos” consomem os pneus precocemente, estragam outras peças da suspensão, como coxins do motor e buchas de bandeja. O pior de tudo é a estabilidade, que se perde. E junto dela, inclusive vai embora a segurança dos ocupantes.

Cuidados a serem tomados

É preciso ter noção da importância dos amortecedores na estabilidade do carro. Não esquecendo a incumbência que o condutor arca no momento em que ele instala uma peça de procedência duvidosa em seu veículo.
Estamos falando de veículos que pesam ao menos uma tonelada e se movem a 120 km/h. Com este peso e essa velocidade, um possível travamento do amortecedor vai poder conduzí-lo a uma situação detestável.
Preste atenção, não estamos dizendo de retrovisores, faróis, travas elétricas! Este assunto trata-se de uma peça que trabalha mais de 1 milhão de vezes a cada 1.000 Km rodados. Nesse caso, não existe a chance de um recondicionamento mediano. Ou ele é muito bem feito ou não coloque a peça.
Caso não saiba avaliar o que se encontra adquirindo, solicite a ajuda para alguém ou faça a escolha por peças originais.

Enfim, vale a pena ou não comprar amortecedores recondicionados?

Não estamos dizendo que você nunca deve comprar um amortecedor recondicionado. Se você possui aquele carro importado, cujo jogo de amortecedores vale mais que o próprio veículo, você não vai ter opção.
Além disto, eu iria ser injusto com muitos profissionais sérios e sensatos que produzem bons recondicionamentos. Se for utilizado um material próprio e o especialista possui conhecimento da peça, então vale bastante a pena adquiri-lo.
O inconveniente é que são poucas as empresas gabaritadas para realizar este reparo em uma peça de tamanha relevância.
É preciso saber que uma peça recondicionada, que vai trabalhar 1 milhão de vezes em apenas mil quilômetros, não é capaz de ser avaliada como boa ou ruim abaixando e soltando o automóvel logo depois da implantação. Por causa disso, cuidado com o que lhe é oferecido.
Não se deixe levar por experiências isoladas. O caso de você ter se dado bem com determinado amortecedor não significa que fornecerá certo ou errado, constantemente. Neste ponto, quem manda são os fatos estatísticos, e infelizmente o mercado nunca olha com ótimos olhos para esse tipo de peça recondicionada, especialmente porque a durabilidade normalmente é inferior com relação às peças originais.

Sugestões com relação aos amortecedores recondicionados

Caso seja necessário o recondicionamento da haste, ele necessita ser feito em retíficas. Nada de tornos. O propósito é deixa-lá na dimensão correta, com muita precisão e ótimo acabamento superficial. Abrangendo uma camada de cromo a fim de enrijecer a superfície, otimizando a durabilidade.
O óleo que é usado tem necessidade de ser obrigatoriamente óleo hidráulico, pois não pode sofrer grande mudança de viscosidade quando esquentado. Isso implicará em alteração do comportamento do amortecedor, e da suspensão. Em nenhuma hipótese pode ser empregado óleo de motor.
Anéis e vedadores utilizados no recondicionamento devem ser fabricados com materiais apropriados, que irão oferecer resistência à ação química do óleo.
Alguns reparadores simplesmente substituem o óleo e pintam a carcaça exterior. Será esse um serviço de qualidade? Jamais. Se conhecer algum mecânico que faça este serviço, busque outro mais qualificado!
De modo geral, os mecânicos conhecem extremamente bem quais são as peças de qualidade, até porque eles não poderão ser ressarcidos pela mão de obra extra ou por qualquer outro estrago ocasionado e outra peça da suspensão caso tenham que modificá-las pela garantia.
Estes mesmos cuidados se aplicam a outras peças de grande responsabilidade. Elas são passíveis de recondicionamento como caixas de direção, pinças de freio, pivôs, terminais, em síntese, todas as peças que de alguma maneira possam pôr você e seus ocupantes do automóvel em risco.

Kit de amortecedores – Conheça a respeito

Resultado de imagem para shock absorber kitUm sistema de suspensão de um veículo serve para inúmeras finalidades. A maioria relacionada ao oferecimento de aderência entre pneus e estradas, assegurando a segurança e conforto dos ocupantes do veículo.
O conjunto de suspensão e amortecimento de um carro é utilizado para suavizar os passeios de um veículo. Com esse conjunto, mesmo que seja em terrenos acidentados, ele vai reduzir os efeitos de choques e solavancos sobre o automóvel. É ainda por cima utilizado para melhorar a dirigibilidade e frenagem do automóvel.

Cuidado com o kit de amortecedores

Um kit de amortecedor somente irá ter itens dos amortecedores (molas, pistões, coxins). Um kit de suspensão inclui também braços oscilantes, articulações, rolamentos, entre outras peças.
No momento que for modificar o kit de amortecedor, examine todo o conjunto de suspensão pois, no geral, mais partes além do amortecedor irão precisar de modificação.

Kit de amortecedores – Quais são os componentes?

O kit de amortecedor do automóvel, no momento em que carece de manutenção, inclui a substituição de muitos componentes ao mesmo tempo. Desse jeito, são comercializados kits de suspensão e amortecimento, para dar ao proprietário do veículo uma alternativa completa à manutenção do veículo.
Em certos eventos, vale a pena obter as peças individualmente, para conseguir cada peça de uma marca. A marca depende do Kit e do seu veículo, porque uma marca atua em um veículo e não em outro. Exemplo: a marca faz uma mola de excelente qualidade, entretanto o amortecedor quebra com naturalidade.
Eis os componentes essenciais de um kit de amortecedor:

    • Coifa defensora – Geralmente feita de borracha ou outro material maleável, instalada sobre a haste metálica da suspensão a fim de proteger contra poeira, vazamentos, e impactos de detritos.
    • Batente do amortecedor – Atua como amparo para a absorção de abalos. É onde a mola do amortecedor ajusta-se, isto é, onde ela finaliza seu curso. Reduz a batida da mola, dando a ela maior durabilidade.
    • Coxim do amortecedor – É, basicamente, um componente de junção do amortecedor à carroceria do veículo. Apenas que ele é produzido, no geral, de um material macio, auxiliando a sugar a energia de impacto que não foi dissipada pelos outros elementos do sistema de suspensão, impedindo danos à carroceria do automóvel.
    • Amortecedor – Constituído pela mola e uma haste, geralmente preenchida por fluido hidráulico em alta pressão. São os 2 principais itens de um sistema de suspensão e de um kit de amortecedor.

Como saber qual peça substituir?

Ao realizar a modificação dos amortecedores, você tem que substituí-los em pares, ou seja, os dois amortecedores dianteiros, e ambos amortecedores traseiros. Durante a substituição, o mecânico responsável deverá averiguar todo o conjunto de suspensão.
O sistema de suspensão compõe-se de braços oscilantes, homocinéticas, juntas, hastes de metal, e eixo da suspensão. A mão de obra para a troca do kit de amortecedor deve ser aproveitada para efetuar a substituição de qualquer parte danificada do conjunto de suspensão.

Suspensão para motos – Entenda a respeito

suspensao-moto Alterações em motos são capazes de ser efetuadas a fim de adequá-las às preferências próprias de cada um. Na maioria das vezes, tais alternâncias objetivam aspectos estéticos, principalmente no caso das motos médias ou grandes. São as chamadas “customizações”.
Já nas motos menores, nem sempre trocas têm como objetivo este conceito bacana, mas sim a busca pela adequação à utilização prática. Isto ocorre, geralmente, nas motos utilizadas no trabalho, onde é normal ver guidões mais estreitos que os originais.
Resumidamente, modificações não são um pecado desde que não alterem demasiadamente a condução de cada moto. No entanto, como às vezes os critérios de cada um são isso mesmo, o adequado mesmo é não trocar o que veio de indústria e foi exaustivamente estudado por gente do ramo. Enfim, mexa à vontade na parte estética, contudo não altere em excesso a posição de pilotagem.

Mudança da suspensão da motocicleta

O que poucos fazem é utilizar um recurso bastante útil existente em praticamente todas as motos: ajustar a suspensão dependendo da utilização, peso do condutor ou condição de carga.
É muito raro hoje em dia encontrar uma moto ou scooter que não ofereça ao menos a probabilidade de alterar a carga da mola dos amortecedores de trás, procedimento simples e que em alguns casos requer o emprego de uma chave própria sempre existente no jogo de ferramentas.
Essa chance é com certeza uma enorme vantagem das motos em relação aos carros, pois a chance de interferência no comportamento da suspensão de automóveis apenas é possível em automóveis caros, tanto nos luxuosos como nos esportivos.

Qual a razão de regular as suspensões

Do lado do funcionamento, modificar a ajustagem da mola numa moto pequena indica adequá-la a condições de carga diferentes sem que seu comportamento dinâmico sofra excessivamente. Motocicletas são particularmente frágeis à carga, seja sob a condição de pacotes ou passageiro.
Primordialmente, é dessa maneira: uma pequena 125 ou 150 cc pesa algo por volta dos 110 quilos em ordem de marcha. Sua suspensão traseira sai de fábrica com um ajuste que prevê a utilização por um cidadão padrão, o denominado “homem médio” que, de acordo com pesquisas entre usuários, é um cara entre 70-75 kg de peso.
E para evitar que a dirigibilidade seja destruída por uma suspensão arriada até as motos mais simples fornecem a possibilidade de alterar a pressão da mola nos amortecedores coisa que, como revela nossa experiência, é um processo pouco utilizado pela grande parte dos motociclistas.

Suspensão – Oferece comodidade e proteção

Suspensão – seja de moto, carro, ônibus ou caminhão – não visa simplesmente proporcionar conforto. É, antes de tudo, primordial elemento de segurança. Junto dos pneus apropriados é encarregado pela estabilidade e equilíbrio de nossas motos em momentos radicalmente opostos.
A suspensão dianteira é parte importante da segurança, já que encarrega-se de diminuir a potência que levaria a roda ao travamento. Nas curvas, as suspensões absorvem a alteração de carga causada pela força centrífuga que nos leva para fora do trajeto. Sem suspensões, acreditem, a luta estaria quase perdida.
Neste penoso quadro, sugar as irregularidades é somente mais uma tarefa: engolir a buraqueira nos proporciona conforto nos pés, mãos e quadris, como também representa assimilar grande parte de fenômenos físicos que, com a falta de amortecimento, gerariam trepidações e/ou trepidações aptos a nos derrubar.

Você conhece os muitos tipos de amortecedores no mercado?

Amortecedores hidráulicos

É um amortecedor equipado com óleo e ar e que conta com dois tubos diferenciados (reservatório e pressão) e por este motivo é denominado “bitudo”. Possui construção simplificada de alta tecnologia proporcionando ao automóvel a estabilidade necessária e um nível elevado de comodidade. É feito para todos os modelos de automóveis, dos menores aos mais pesados.

Amortecedores pressurizados

São amortecedores similares aos hidráulicos, mas com certas divergências importantes:

    • O ar é alterado internamente pelo gás nitrogênio (gás estático) a baixa pressão, inserido no momento da produção do amortecedor ;
    • O selo de vedação ou retentor é próprio para este modelo de amortecedor. Conta com um lábio com o objetivo de precaver a admissão de poeira ou impureza e 2 lábios que impedem o escapamento do óleo. A base do selo é flexível, operando como uma válvula de retorno do gás, mantendo a pressão de gás apenas no tubo reservatório.

Os amortecedores pressurizados proporcionam rodagem confortável e elevado índice de controle e estabilidade.

Benefícios do amortecedor pressurizado

  1. A presença do gás nitrogênio corta a criação de bolhas de ar no óleo – as bolhas são produzidas quando os amortecedores alcançam temperaturas muito quentes ou na ocasião em que existe locomoção intensa da suspensão. Este processo de criação de bolhas de ar no óleo do amortecedor é denominado aeração ou cavitação. No decurso de sua ocorrência há uma leve diminuição momentânea de carga do amortecedor.
  2. A pressão do gás nitrogênio no tubo reservatório pressiona o óleo para o tubo de pressão, conservando-o constantemente cheio, livre da existência de bolsas de ar. Isto colabora na preparação do amortecedor anterior à sua implantação.
  3. O gás nitrogênio produz uma execução mais acelerada no desempenho do amortecedor. Durante a movimentação de abertura e fechamento do amortecedor a compressão do gás nitrogênio pressionará constantemente o óleo a suprir os lugares livres decorrentes do movimento do pistão, causando uma reação praticamente breve aos amortecedores. Como consequência, o aproveitamento do amortecedor é mais frequente e aperfeiçoa muito mais o contato do pneu com o chão, trazendo melhor dirigibilidade e segurança.
Amortecedor – Veja as aplicações desse fundamental dispositivo!
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