Advogado vê Universidade de Itaúna entre as melhores do país



Fato desagradável vem ocorrendo há vários anos no BRASIL, no que concerne ao ENSINO SUPERIOR em diversos estados brasileiros, devido proliferação de Faculdades, liberadas pelo MEC- Ministério da Educação e Cultura. Acredito que está havendo politicagem para que tal fato ocorra.


Até aí tudo bem, mas o que nos preocupa muito, deixando-nos perplexo é o método utilizado por determinadas Faculdades para manterem os cursos em atividades, fazendo publicidade através da TV e jornais e por correspondência, via Mala Direta, convocando os alunos a se matricularem, oferecendo vantagens. Isto é uma vergonha que deve ser coibida, doa a quem doer.


Algumas Faculdades, mantém seus cursos de forma comprometedora, oferecendo cursos que são ministrados “a longa distância” ou seja, as aulas são realizadas pelo sistema “on line”, sem a necessidade de frequentar aulas.

Outras, oferecem cursos de “fins de semana”, constituindo a nosso ver uma afronta ao ensino superior, que está cheio de alunos sem a mínima condição de assumirem suas funções nos cursos por eles escolhidos.


Em nosso modesto entendimento, é uma verdadeira aberração, que não pode prosperar, sendo necessário que as autoridades ligadas ao MEC, tomem medidas urgentes, nos sentido de fiscalizar com rigor, todas Faculdades que oferecem estes cursos, a nosso ver, uma Fábrica de Diplomas, que todos os anos lançam no mercado de trabalho, centenas de portadores de Diplomas, totalmente leigos, uma vergonha nacional.


Ora , se os recém-formados em boas Faculdades, que cumpriram as cargas horárias, com frequência obrigatória, que lutaram durante vários anos encontram dificuldades no competitivo mercado de trabalho, o que podemos esperar destes profissionais, que nunca frequentaram uma Faculdade?

Prova de tal assertiva, se comprova no alto índice de BACHARÉIS - EM DIREITO, “reprovados” no Exame da OAB, para que possam advogar, sendo que muitos levam anos, fazendo cursos, para conseguir serem aprovados. Conheço alguns que desistiram do exame da OAB.

Estamos cientes, que existem dezenas de Universidades em todo país, que são absolutamente inquestionáveis, citando como exemplo a nossa querida UNIVERSIDADE DE ITAÚNA, orgulho de todos itaunenses, sob o comando do REITOR FAIÇAL, que representa indiscutivelmente, o cartão de visitas da cidade. A propósito, a nossa Universidade divide-se em dois períodos: O primeiro antes do Reitor Faiçal, assumir sua direção, sendo o segundo após a gestão do Magnífico Reitor, que imprimiu à nossa UNIVERSIDADE ritmo dinâmico, colocando-a entre uma das melhores instituições de ensino do país, oferecendo aos vestibulandos, em toro de 30 cursos, inclusive medicina, todos devidamente reconhecidos pelo MEC.


Com a palavra as autoridades competentes.


ROBERTO ALMEIDA = *** Advogado OAB (MG) 27.339